Programa de Pós-Graduação em Administração

PPGAdm
por Portal PPGA Fagen
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 29/08/2024 - 11:05
Histórico: 

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da UFU/FAGEN, foi criado em 2003. O PPGAdm tem como Área de Concentração ‘Regionalidade e Gestão’, buscando orientar a geração de conhecimento de forma a privilegiar o estudo de identidades regionais, incluindo os seus problemas e desafios, considerando as diversidades regionais em âmbito nacional e internacional. A globalização é um fenômeno estudado de forma recorrente no campo da Administração, visto seu impacto na internacionalização e nos modelos de negócios. No entanto, a discussão emergente sobre as consequências da globalização levou a um crescente interesse nos meios acadêmicos para as questões de natureza conceitual e teórica sobre a valorização do local e do regional. A despeito desse interesse, na área de Administração, constata-se a raridade de programas de Pós-Graduação que considerem os estudos regionais. Assim, acredita-se que o estudo da Regionalidade e Gestão possibilite impacto e caráter inovador da produção intelectual no campo da Administração.

Ao dirigir seu foco para a Regionalidade e Gestão, o PPGAdm busca compreender as circunstâncias sociais, culturais, econômicas e históricas que caracterizam uma região de modo a possibilitar sua comparação com outras, visto que a Regionalidade consiste em um conjunto de características que une os habitantes de uma determinada região para a criação de formas que promovam o desenvolvimento de recursos locais. Dessa maneira, entende-se que a gestão das organizações, foco de estudo do campo da Administração, deve considerar o conhecimento sobre a Regionalidade de modo a promover a efetiva cooperação entre os vários segmentos da sociedade e do governo para alcançar o desenvolvimento regional, que deve ser um foco também dos Programas de Pós-Graduação. Nesse entendimento, a Regionalidade não se resume a uma unidade geográfica, mas sim abrange ainda as relações sociais em diferentes localidades, a organização da sociedade, bem como sua formação histórica.

Considerando esse contexto, as pesquisas do PPGAdm devem, obrigatoriamente, apresentar aspectos que envolvam a Regionalidade. Especificamente, pensando-se no impacto econômico, social e cultural do Programa, os estudos empreendidos devem também trazer contribuições para a região na qual a UFU desenvolve maior influência – mesorregiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, os trabalhos realizados no PPGAdm podem ser desenvolvidos com duas perspectivas: (i) focar seu desenvolvimento nessas regiões, considerando as suas organizações e/ou indivíduos; ou (ii) podem por meio do estudo de outras regiões evidenciar implicações para essas localidades que têm a UFU como influenciadora – nessa segunda possibilidade os estudos podem, por exemplo, a partir dos resultados obtidos em outra região analisada propor para as organizações e indivíduos das regiões de influência da UFU ações para se desenvolverem economicamente, socialmente e culturalmente. Para reforçar essa proposta, é obrigatório que no título dos trabalhos desenvolvidos no PPGAdm conste Regionalidade e que no resumo traga, mesmo que de forma abreviada, os possíveis impactos, contribuições e inferências que podem ser feitos a partir do estudo realizado para as regiões de influência da UFU.

Ainda considerando a responsabilidade social adotada pelo PPGAdm, recomenda-se que os estudos e atividades desenvolvidos no Programa considerem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com relação às linhas de pesquisa, ressalta-se que elas foram criadas com a perspectiva de romper com os paradigmas que privilegiam a fragmentação do conhecimento, pois busca-se, com essa orientação, a interdisciplinaridade na articulação dos projetos de docentes, ultrapassando as fronteiras das áreas funcionais da Administração.

 

Linhas de Pesquisa do PPGAdm

O PPGAdm UFU/FAGEN orienta a produção do conhecimento em duas linhas de pesquisa:

Gestão Organizacional e Regionalidade (GOR)

Essa linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos diretamente relacionados com a gestão das organizações, considerando o impacto da Regionalidade. Nesse sentido, essa linha de pesquisa tem como foco a gestão das organizações, as redes de negócios e suas implicações nos mais diversos segmentos, entre eles o produtivo, industrial e financeiro.

Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade (SDR)

Essa linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos que aprofundem no conhecimento sobre as relações desenvolvidas entre as organizações e a sociedade, tendo como foco o indivíduo, especialmente o impacto das ações das organizações nas pessoas, contribuindo para a compreensão das mudanças sociais e culturais que influenciam a composição das sociedades contemporâneas. Assim, a linha de pesquisa busca entender como as organizações são influenciadas pelos indivíduos ou o influenciam. Nessa perspectiva, tem-se uma divisão clara entre as duas linhas de pesquisa; enquanto a linha Gestão Organizacional e Regionalidade tem seu foco direcionado para as práticas da gestão, a linha Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade busca entender os indivíduos no contexto da gestão organizacional, sejam eles trabalhadores, consumidores, comunidade, proprietários/sócios das organizações, entre outros.

Nessa perspectiva, tem-se uma divisão clara entre as duas linhas de pesquisa; enquanto a linha Gestão Organizacional e Regionalidade tem seu foco direcionado para as práticas da gestão, a linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade busca entender os indivíduos no contexto da gestão organizacional, sejam eles trabalhadores, consumidores, comunidade, proprietários/sócios das organizações, entre outros.

Desde a sua criação 267 alunos concluíram os cursos do PPGAdm, formando profissionais que atuam, principalmente, em Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), sendo a maioria deles no ensino de Administração, mas também há vários egressos que atuam em órgãos governamentais e empresas privadas. O PPGAdm atualmente é formado por um total de 25 docentes, sendo 22 do quadro permanente e 3 colaboradores, e também conta com 1 técnica-administrativa.

Atualmente o PPGAdm alcançou a nota 5 na avaliação Quadrienal (2017-2020) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A meta do Programa é alcançar a nota 6 até o ano de 2028, para isso vem desenvolvendo diversas atividades relacionadas a esse objetivo, entre elas: incentivo à internacionalização, incluindo a participação no Programa de Internacionalização CAPES (CAPES PrInt UFU); foco em desenvolvimento de pesquisas de relevante impacto acadêmico; foco em desenvolver estudos e atividades que propiciem impacto econômico, social e cultural regional; e solidariedade com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e Programas de Pós-Graduação. 

Objetivo: 

Os objetivos do PPGAdm são:

  • formar docentes e pesquisadores de elevado nível acadêmico, com conhecimento em Regionalidade e capacidade didático-pedagógica que propiciem o crescimento de suas carreiras docentes e a geração de pesquisas científicas na área;
  • discutir e disseminar conhecimentos acadêmicos na área de Regionalidade com foco na Gestão Organizacional, tendo como base uma matriz curricular integrada e um quadro de docentes com experiência na Área de Concentração do Programa;
  • criar condições propícias para a geração de conhecimento por meio de pesquisas e publicações de impacto significativo, do fortalecimento de laços com agências de fomento e outros programas de Pós-graduação nacionais e internacionais;
  • produzir e disseminar resultados de pesquisas que tragam contribuições efetivas para o desenvolvimento de organizações públicas e privadas com base nas linhas de pesquisa do programa;
  • criar projetos de pesquisa que estimulem a aproximação com a comunidade, de forma a entender e atender as expectativas da sociedade, principalmente a que abrange as regiões consideradas para estudo; e
  • aplicar os resultados das pesquisas por meio de atividades de inserção social, de forma a contribuir com a sociedade.
Missão: 

Desenvolver pesquisas e atividades relacionadas à Gestão das organizações objetivando à geração de conhecimentos e produtos para a evolução da teoria e da prática em Administração, considerando os aspectos da Regionalidade para gerar impacto impacto de caráter inovador na produção intelectual e impacto econômico, social e regional.

Infraestrutura: 

A secretaria do Programa está estruturada com os seguintes recursos:

  • Um técnico-administrativo e um estagiário para atuarem na secretaria, bem como espaço físico amplo e arejado;
  • 1 sala administrativa para a coordenação;
  • 1 sala de reuniões;
  • Equipamentos diversos para a administração do curso.

Salas de Docentes

Estão credenciados ao Programa 25 docentes alocados em salas de professores com computador pessoal, impressoras, acesso à internet, ar condicionado e armários. 

Salas Multiuso

O Programa conta atualmente com duas salas  para ministrar aulas e para as defesas de dissertação, ambas contendo mesas, carteiras, ar condicionado, computador, projetor e quadro interativo, e uma sala para a Coordenação de Pesquisa, com ampla mesa para reuniões e equipamento multimídia.

Laboratórios

O Programa utiliza um laboratório de informática e estudos, contendo computadores, mesas individuais e mesa de reuniões.

Recursos de Informática

A Universidade fornece diversas bases de dados relacionados à Gestão. Além disso, foi realizada a assinatura da base Economática, que contribui com dados sobre diversas organizações.

Biblioteca

A Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia foi criada em 1976, com a junção dos acervos bibliográficos de oito faculdades isoladas da cidade, cuja incorporação foi concluída em 1978. Em 1989, foi criado o Sistema de Bibliotecas - SISBI, centralizando todas as atividades de aquisição e processamento técnico.

O SISBI é composto por 9 bibliotecas e atende toda a comunidade acadêmica da UFU, a comunidade de Uberlândia e região. A área física total do SISBI é de 12.253,91m² e conta com 103 computadores e notebooks para uso na biblioteca.

A área física das bibliotecas é composta por espaços para serviços técnicos e administrativos, acervo, área para estudo em grupo e individual, cabines para estudo em grupo, sala de empréstimo, pesquisa na base local e espaços especializados tais como: hall para exposição, ilha de pesquisa, laboratório de informática, memória UFU, sala de reserva, sala para utilização de materiais audiovisuais, espaço para notebooks, salas de coleções especiais, sala de estudos 24h, anfiteatro e sala de reprografia.

O acervo é composto por livros, teses, obras de referência, periódicos (revistas e jornais), bases de dados (dentre elas o Portal CAPES), além de coleções especiais (discos em vinil, fitas cassete, CDs, vídeos VHS e DVDs, peças teatrais, cartazes, catálogos de exposições, bienais e artistas, normas técnicas, partituras).

O SISBI assina a base de dados Economática na área de Administração, a qual é utilizada para a análise de investimento em ações, sendo atualizada diariamente pela internet, ficando disponível para consulta exclusivamente nas “Ilhas de pesquisa” das bibliotecas. Apresenta séries históricas de indicadores macroeconômicos como inflação, câmbio, juros e outros. Ainda, inclui informações sobre empresas listadas em bolsas de valores contendo cotações diárias das ações, demonstrativos financeiros trimestrais, entre outras informações.

O acervo atual possui 1.379.735 exemplares.

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h30 / 14h às 17h30 Presencial - Terça e Quinta - das 8h às 12h30 e das 14h às 17h30. Remoto - Segunda, Quarta e Sexta - das 8h às 12h30 e das 14h às 17h30.
+55 34 3239-4525 Ramal: 4525
Laboratório de Informática e Estudos - PPGA FAGEN
Av João Naves de Avila, 2121
CEP: 
38400-902
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 5M - Sala 108