Áreas e Linhas de Pesquisa
Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa
Área de concentração: Regionalidade e Gestão
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UFU/FAGEN (PPGAdm) tem como Área de Concentração ‘Regionalidade e Gestão’, buscando orientar a geração de conhecimento de forma a privilegiar o estudo de identidades regionais, incluindo os seus problemas e desafios, considerando as diversidades regionais em âmbito nacional e internacional. A globalização é um fenômeno estudado de forma recorrente no campo da Administração, visto seu impacto na internacionalização e nos modelos de negócios. No entanto, a discussão emergente sobre as consequências da globalização levou a um crescente interesse nos meios acadêmicos para as questões de natureza conceitual e teórica sobre a valorização do local e do regional. A despeito desse interesse, na área de Administração, constata-se a raridade de programas de Pós-Graduação que considerem os estudos regionais. Assim, acredita-se que o estudo da Regionalidade e Gestão possibilite impacto e caráter inovador da produção intelectual no campo da Administração.
Ao dirigir seu foco para a Regionalidade e Gestão, o PPGAdm busca compreender as circunstâncias sociais, culturais, econômicas e históricas que caracterizam uma região de modo a possibilitar sua comparação com outras, visto que a Regionalidade consiste em um conjunto de características que une os habitantes de uma determinada região para a criação de formas que promovam o desenvolvimento de recursos locais. Dessa maneira, entende-se que a gestão das organizações, foco de estudo do campo da Administração, deve considerar o conhecimento sobre a Regionalidade de modo a promover a efetiva cooperação entre os vários segmentos da sociedade e do governo para alcançar o desenvolvimento regional, que deve ser um foco também dos Programas de Pós-Graduação. Nesse entendimento, a Regionalidade não se resume a uma unidade geográfica, mas sim abrange ainda as relações sociais em diferentes localidades, a organização da sociedade, bem como sua formação histórica.
Considerando esse contexto, as pesquisas do PPGAdm devem, obrigatoriamente, apresentar aspectos que envolvam a Regionalidade. Especificamente, pensando-se no impacto econômico, social e cultural do Programa, os estudos empreendidos devem também trazer contribuições para a região na qual a UFU desenvolve maior influência – mesorregiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, os trabalhos realizados no PPGAdm podem ser desenvolvidos com duas perspectivas: (i) focar seu desenvolvimento nessas regiões, considerando as suas organizações e/ou indivíduos; ou (ii) podem por meio do estudo de outras regiões evidenciar implicações para essas localidades que têm a UFU como influenciadora – nessa segunda possibilidade os estudos podem, por exemplo, a partir dos resultados obtidos em outra região analisada propor para as organizações e indivíduos das regiões de influência da UFU ações para se desenvolverem economicamente, socialmente e culturalmente. Para reforçar essa proposta, é obrigatório que no título dos trabalhos desenvolvidos no PPGAdm conste Regionalidade e que no resumo traga, mesmo que de forma abreviada, os possíveis impactos, contribuições e inferências que podem ser feitos a partir do estudo realizado para as regiões de influência da UFU.
Ainda considerando a responsabilidade social adotada pelo PPGAdm, recomenda-se que os estudos e atividades desenvolvidos no Programa considerem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com relação às linhas de pesquisa, ressalta-se que elas foram criadas com a perspectiva de romper com os paradigmas que privilegiam a fragmentação do conhecimento, pois busca-se, com essa orientação, a interdisciplinaridade na articulação dos projetos de docentes, ultrapassando as fronteiras das áreas funcionais da Administração.
Nos links abaixo estão as informações sobre as linhas de pesquisa: